Significados dos Kata Shotokan

Kata Shotokan – A essência do Karatê Shotokan são os Kata. Os kata são movimentos ou formas de lutas imaginárias que o praticante executa. Para a execução de um Kata é necessário levar em conta os seguintes fatores:

Kata Shotokan

03 - SIGNIFICADOS DOS KATA SHOTOKAN

A arte dos Kata Shotokan

O uso correto da força;

A velocidade do movimento ( lento ou rápido); e

A expansão e contração do corpo.

A beleza, a força e o ritmo do Kata dependem desses três fatores.

SIGNIFICADOS DOS KATA

HEIAN: (Paz e Tranqüilidade) – São técnicas relacionadas com as posturas básicas. Treinando esses Kata e aprimorando, você será capaz de se defender com muita habilidade.

São cinco formas de HEIAN:

HEIAN SHODAN                     

HEIAN NIDAN                 

HEIAN SANDAN                                   

HEIAN YONDAN          

HEIAN GODAN

 

TEKKI: (Cavaleiro de Ferro) ou (Andar a Cavalo): A principal característica deste Kata é a postura Kiba-Dachi. A sua prática é o desenvolvimento da força (Kime).

São três formas de TEKKI:

TEKKI SHODAN               

TEKKI NIDAN                   

TEKKI SANDAN

 

BASSAI: (Romper a Fortaleza) ou (Atravesar a Fortaleza): Esse kata foi desenvolvido para o confronto contra um adversário forte ou superior, que dificilmente se vê algum ponto fraco. Contém as principais técnicas básicas do Shotokan.

São duas formas de BASSAI:

BASSAI DAI 

BASSAI SHO – Desenvolvida pelo mestre Funakoshi

 

KANKU: (Olhar Para O Céu) ou (Contemplar o Céu): O nome está relacionado ao primeiro movimento do Kata, onde o praticante levanta as mãos e olha para o céu. Origina-se do mesmo introduzido por Ku Shanku, integrante do exército chinês.

São duas formas de KANKU:

KANKU DAI – é um dos katas mais longos do Shotokan 

KANKU SHO – Desenvolvida pelo mestre Funakoshi  

JITTE: (Dez Mãos) ou (Dez Técnicas): É um Kata que proporciona um bom condicionamento físico, sua postura é bastante audaz e para iniciantes se torna bastante difícil. O próprio nome sugere que o praticante que tenha aprendido este Kata é tão eficiente como cinco homens de uma vez só.

JITTE    

                         

HANGETSU: (Meia-Lua): Neste Kata, uma das grandes características é a respiração, sendo devidamente trabalhada de forma sincronizada com os movimentos. Nos movimentos são descritos semicírculos com as mãos e os pés de maneira característica para frente, sendo seu nome derivado deste fato.

HANGETSU  

                   

ENPI: (O Vôo Da Andorinha):  Como o próprio nome diz, o movimento representa a agilidade e a rapidez do seu vôo. No Shotokan é um dos Katas mais rápidos.

ENPI     

                              

GANKAKU: (O Grou Sobre a Rocha): A postura em uma só perna é a característica deste Kata, que ocorre repetidamente. Representa uma garça pousada com sua visão esplêndida sobre uma pedra, prestes a atacar a sua vítima.

GANKAKU  

                     

JION: (Amor e Gratidão): O Jionji é um famoso velho templo budista. O nome sugere que o kata tenha sido introduzido por alguém identificado com o templo Jion. É um Kata de bases pesadas.

JION                                    

CHINTE: (Mãos Estranhas) ou (Técnicas Estranhas): São técnicas não muito comuns. Tornando-se necessário atingir pontos do corpo onde não haja vantagem física, situação em que o oponente tem uma vantagem física muito maior.

CHINTE                           

UNSU: (Mãos e Nuvens): O nome significa “Defesa contra a Nuvem”. É um Kata com estilo do Dragão por Mestre Aragaki. Não se tem conhecimento onde ele treinou, mas as influências chinesas sugerem que tenha sido no continente chinês.  Kata possuidor das mais simples até as mais complexas técnicas, sendo recomendado somente para praticantes de alto nível técnico.

UNSU

                                    

SOCHIN: (Espírito Inabalável): Kata de bases pesadas primando para o desenvolvimento da base, postura e força. Este nome sugere que o praticante aprimorando e dominando este Kata, não temerá nada.

SOCHIN

                                

NIJUSHIHO: (Vinte e Quatro Passos): Apesar da pouca quantidade de posições é um Kata bem complexo. Possui uma grande variação de técnicas de defesa e contra-ataque e faz uma rápida mudança de direção.

NIJUSHIHO

                         

GOJUSHIHO: (Cinquenta e Quatro Passos): Estes são um dos maiores Kata do Estilo Shotokan. Neles existem técnicas que não se encontram em nenhum outro Kata.

São duas formas de GOJUSHIHO:

GOJUSHIHO DAI                

GOJUSHIHO SHO

                

MEIKYO: (Espelho Limpo) ou (Espelho da Alma): Kata misterioso, pressume-se que mesmo antes do Mestre Gichin Funakoshi introduzir o Karate de Okinawa no Japão, os japoneses já o conhecia. Uma lenda japonesa  a respeito de Ameratsu, a Deusa do sol, conta-se que ela havia perdido seu espelho e não podia mais admirar-se, ficando muito aborrecida. Ficando assim, o mundo em trevas. Então os outros Deuses enviaram um grande guerreiro para realizar a “Dança da Guerra”, e esta dança foi nomeada de Meikyo. Meikyo é traduzido como “O Espelho da alma”. Seu antigo nome era Rohai, o qual está agora voltando a ser usado.

MEIKYO    

                            

JI’IN: (Amor e Proteção): Kata de bases pesadas e sempre visando uma melhor postura do praticante. Segue o mesmo princípio do JION.

JI’IN

                                        

WANKAN: (Coroa Real): É o Kata com apenas um kiai, é o mais curto do Karate Shotokan. Contém técnicas básicas e avançadas como torções, é sem dúvida um Kata singular.

WANKAN  

Obs: A palavra Kata não tem plural, só deve ser escrita no singular, mesmo que falemos de mais de um Kata.

Gostou, Compartilhe!

    Comments

    1. Parabéns pela qualidade do site, é maravilhoso a forma de como voces explicam.

    2. carlos alberto disse:

      aqui tiro minhas duvidas e aprendo muito. parabéns e obrigado.

    3. CLÓVIS ANDRÉ FEREIRA DO NASCIMENTO disse:

      MUITO BOA EXPLICAÇAO ,MUITO BEM DETALHADA DE FORMA QUE QUALQUER PESSOA POSSA INTERPRETAR !

    4. Nota 10 vocês explicam de uma forma que até uma pessoa que nunca ouviu falar karate Shotokan entenderia

    5. Boa tarde , por favor tem alguma academia na região do Bras sao paulo por favor

    6. Eu sou faixa amarela e aprendi o jitte,vlw por essas informações e aprendi o heian shodan/nidan/sandan

    7. Los primeros movimientos de este kata sugieren la acciуn de suavizar la superficie del agua para hacerla tan lisa como un espejo.

    8. Roberto M. Berlim disse:

      Moro no litoral norte do Rio Grande do Sul(Tramandai),cheguei a faixa roxa mas faz algum tempo preciso de ajuda.hoje tenho 52 anos obg.

    9. Altamar da Silva disse:

      Gostei demais… Vocês estão de parabéns!Explicações úteis e fáceis de ser compreendida por qualquer iniciante de Karate Shotokan.

    10. Parabéns mesmo pelo site, os significados dos Kata Shotokan estão muito claro e bem explicados, muito parabéns pelo site, show, OSS.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *