Significado do Tigre no Karatê Shotokan

Significado do Tigre no Karatê Shotokan – O tigre foi pintado por Hoan Kosugi, um dos homens que ajudaram o Mestre Gichin Funakoshi na difícil missão de divulgar o Karatê por todo o Japão.

Hoan Kosugi foi um grande artista japonês e um dos responsáveis por convencer o Mestre Funakoshi a transmitir seus conhecimentos sobre o Karatê. Além de convencer o Mestre Funakoshi a permanecer em Tóquio e ensinar suas técnicas, também o convenceu a escrever um livro para que ficasse registrado seus conhecimentos.

06 - TIGRE SHOTOKAN

Em 1922 a pedido do artista Hoan Kosugi, Funakoshi publicou seu primeiro livro, Ryukyu Kempo Karatê. Com um grande terremoto em 1923, foi destruida as placas de seu livro. Este livro foi revisado e reeditado quatro anos após seu lançamento, pois teve grande popularidade, com o título alterado para Rentan Goshin Karatê Jutsu. E em 1935, foi publicado mais um livro, Karatê-do Kyohan.

É neste Livro Karatê-do Kyohan, que Hoan Kosugi pinta o tigre para servir de ilustração na capa do livro e as letras junto à cauda do tigre são a assinatura do artista.

Conta-se que o significado está relacionado com o costume de Funakoshi, que tinha o hábito depois dos treinos e do trabalho, de querer estar só e relaxar no Monte Torao, perto de Shuri. O monte quando visto de longe, dava a impressão de ser a “cauda de Tigre”, pois era muito fechado pelas árvores. Era onde escutava a brisa passar sobre os pinheiros, daí a escolha do seu pseudônimo literário.

O tigre representa força e coragem. É um animal felino, de aproximação lenta, estuda suas presas e também seus inimigos. Capaz de percorrer distâncias para perseguir suas presas, possui uma força muscular enorme, audição fora do comum, olfato aguçado e tem uma visão seis vezes  maior que o ser humano, principalmente à noite.

Gostou, Compartilhe!

    Comments

    1. Parabéns este é um ótimo artigo, apenas complementando, o artista e amigo de Funakoshi Gushin sensei, Hoan Kosugui, nunca treinou Karatê-Dô, mas sem dúvida influenciou muito nosso querido mestre Funakoshi na divulgação da nobre arte.
      OSS!!!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *