Faixas do Karatê

Faixas do Karatê – Antigamente no Japão não haviam faixas de cores variadas, haviam no máximo duas cores até chegar a preta. Os praticantes permaneciam muito tempo nessas graduações. Então foi adotado um sistema de cores, da qual serviam como estímulos para os atletas alcançarem a próxima graduação.

Ao observar atualmente as cores das faixas do Karatê, nota-se que elas vão escurecendo com os anos de prática e dedicação até chegar a faixa preta. É como se você só tivesse uma faixa branca e nunca lavasse, com o tempo essa faixa iria escurecer.

07 - FAIXAS DO KARATE

As faixas representam a graduação e hierarquia dentro do Karatê. A faixa demonstra o nível de experiência de cada praticante, e é vista como sinal de respeito pelos atletas menos graduados.

O método usado na graduação de faixas são o Kyu (classe) e Dan (grau), que foi criado por Jigoro Kano, o fundador do Judô. O Kyu ocorre de forma decrescente e o Dan ocorre de forma crescente.

FAIXA BRANCA – INICIANTE

FAIXA AMARELA – 6º KYU

FAIXA VERMELHA – 5º KYU

FAIXA LARANJA – 4º KYU

FAIXA VERDE – 3º KYU

FAIXA ROXA – 2º KYU

FAIXA MARROM – 1º KYU

FAIXA PRETA – 1º DAN

Com isso concluímos:

A faixa branca significa a pureza e a ingenuidade do praticante, enquanto que a faixa preta significa que o praticante está subindo os degraus do verdadeiro conhecimento das artes marciais.

FAIXAS DO KARATÊ

Gostou, Compartilhe!

    Comments

    1. Queria saber de onde foi tirada as cores da faixas do karate e que eu tenho um exame de faixa da branca para a amarela gostaria de ter respostas hoje se puderem.
      Agradeço a comprençãõ de todos.

      1. Olá, Luana! Na verdade as cores do Karatê não foram tiradas de nenhum lugar. Elas simplesmente foram colocadas afim de estabelecer níveis a serem alcançados pelos praticantes e com a finalidade de estimular a prática contínua dessa arte tão especial. Isso foi feito assim, porque, antigamente, se usava a faixa branca até que ficasse preta levando muito tempo.

    2. os japoneses eles escondiam as faixas de baixo da terra por que antigamente o karatê não podia ser treinado e de acordo com o tempo elas foram ficando coloridas por receber chuva e por causa da terra espero ter te ajudado…ano que vem eu vô pegar a minha faixa amarela

      1. Luiz Augusto Flores disse:

        Assim, a estória é boa, mas não é bem assim.
        O karate não tinha faixas até depois do encontro de Funakoshi com Jigoro Kano.
        Na troca de experiência entre os dois mestres, e percebendo coo isso poderia ser atrativo para os ocidentais, funakoshi adotou o sistema inicial de graduação de faixas do judo de Jigoro Kano; branca, verde, marrom e preta.
        Jigoro Kano foi quem primeiramente idealizou a ideia de graduações, mais para manter a atratividade para os ocidentais.
        Funakoshi, mais o filho dele propriamente dito incentivou o uso das graduações. Mais pra frente outras cores foram adotadas e, hoje em dia, entre alguns estilos de karate, existem diferenças de cores nas graduações.

      1. Parabéns, Rayne. Você acaba de escolher fazer uma coisa muito especial em sua vida. O Karatê, sendo uma arte marcial belíssima, ensina disciplina, respeito, humildade, paz de espírito e ajuda a controlar o espírito de agressão.

        Você está amando muito bem esta arte maravilhosa. Parabéns e sucesso para você.

    3. tambem curto muito karate hoje tenho exame da vermelho para laranja

      1. Parabéns, Higor Viana, continue sempre praticando e melhorando mais e mais. Não esqueça, o que é bom devemos manter na nossa vida sempre!
        Tenha força, persistência, disciplina e humildade.

        Sucesso.

      1. Lenisson, parabéns e sucesso para você no seu exame. Continue sempre praticando pois a prática constante lhe trará a perfeição não só no Karatê como também na sua vida.

        Parabéns pela escolha e muito sucesso…

    4. Karatê representa a arte das maos vazias, é como se a sua faixa escurescesse com o tempo q vc luta, hoje peguei a minha faixa marrom, daqui a 2 anos vou fazer o da preta

      1. Yan, parabéns pela definição, além de um excelente Karateca, é também um grande filósofo das artes marciais. A faixa preta é conseguida com o suor e o sangue derramado durante muitos anos de árduos anos de treinamento. Como você já é quase um mestre, não tenho muito a dizer a você mas respeito, disciplina, humildade e sabedoria já deve fazer parte da sua vida.

        Parabéns e muito sucesso para você.

    5. Luiz Augusto Flores disse:

      Boa sorte aos que fazem exame, e estudem bem tanto as técnicas quanto a história do karate.
      Quanto mais cedo se aprende a história do karate, mais forte ele pode se tornar no seu cotidiano.
      Karate não é apenas uma arte marcial, pode ser uma forma de convivência.

    6. Jorge Saboya disse:

      Quais são os katas correspondentes para cada faixa , da branca até a preta .

    7. Minha filha tem 6 anos, no próximo dia 25 ela irá prestar exame para faixa vermelha, já participou de vários campeonatos da sua federação de karatê, ao todo já soma 15 medalhas e um troféu. Se tenho uma escolha das mais acertadas na minha vida, com certeza uma delas foi ter colocado ela no karatê. Tudo começou por uma indicação médica para tentar controlar os níveis de colesterol e se transformou em grande Vitórias tanto em relação à saúde quanto no karatê.

    8. Ebahhh!!! Sou viciado em karatê sábado agora faço exame para faixa vermelha, estou treinando duro há 4 anos três vezes por semana na academia municipal alem dos treinos na praça estica velho hehehe. E adoro minha turma do CSU em Araucária sob a supervisão do sensei Carlin.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *