Competições de Karatê Shotokan

As competições de Karatê Shotokan são meios de se verificar o nível técnico dos competidores e que o praticante tem para se auto avaliar tecnicamente, não sendo assim o objetivo final do Karatê. Vencendo ou perdendo, o mais importante é o seu crescimento como atleta e como pessoa.

As modalidades de competição envolvem o kumitê e o kata, que podem ser disputado por equipe ou individual. Nas competições é analisada a eficiência dos golpes, a dinâmica corporal, a velocidade, a distância eficaz na aplicação dos golpes, a postura, o kime, etc… O praticante deve sempre procurar ser o mais perfeito possível.

KARATÊ SHOTOKAN

58 - Competições de Karatê

O shiai kumitê é a luta de competição onde dois lutadores se confrontam e onde são aplicadas as técnicas exigindo do atleta reflexo e precisão nos golpes. O Kata refere-se às posturas e movimentos simulados de defesa e ataque contra adversários em vários ângulos.

  • No Karatê Shotokan a área de competição é uma espaço compreendido de 8 metros quadrados e livre de qualquer obstáculos.
  • No shiai kumitê para diferenciar os dois atletas, o primeiro usará a faixa branca e os árbitros vão se referir a ele com a bandeira branca (SHIRO) e ao outro com a vermelha (AKA).
  • Na avaliação dos competidores nos kata serão observados os seguintes itens: equilíbrio, dinâmica do corpo, forma, força, transição, etiqueta, maestria, hesitação e sincronização quando equipe.

O Karatê é muito praticado por várias pessoas com objetivos diferentes do real objetivo do Karatê. Para alguns são praticados como lazer, para outros um hobbie, como preparação física, entre outros.

O Karatê Shotokan independentemente dos objetivos imediatos do praticante, vai buscar levá-lo sempre mais adiante dos seus objetivos iniciais, atribuindo valores que ajudam para a formação do caráter. Por isso, não devemos ver o Karatê Shotokan apenas como um simples esporte de combate, pois seria não focar no objetivo final de toda a arte marcial.

Gostou, Compartilhe!

    Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *